- Área: 190 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte, Roger Berta
-
Fabricantes: Allux Aluminios, Mármoles Caraffa, ROCCA PREMEZCLADOS / http://roccapremezclados.com.ar/
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada no setor noroeste da cidade de Córdoba, Argentina. O bairro se destaca por sua boa qualidade ambiental, caráter residencial e aberto, lotes entre empenas e residências de até dois pavimentos.
A residência retoma dois conceitos da nossa cultura: o pátio e as empenas. Elementos que constituem uma forte tradição cultural em nossas cidades, por isso decidimos valorizar as empenas como "um elemento contínuo" e os pátios como "lacunas vinculativas", para organizar em torno deles os espaços da casa.
Os espaços foram estruturados em uma sequência de “pátios e usos”, do mais público ao mais privado. Um primeiro pátio: o jardim, que é sucedido pelo espaço para churrasco e garagem dupla. Um segundo pátio, dá acesso à casa. E um terceiro, mais privado, articula o espaço da sala de jantar com o dos dormitórios, vinculado por circulações nas empenas: um com um programa de biblioteca e outro com a escada que se conecta a um ateliê que possui uma varanda voltada à sala de estar.
Flexibilidade, não hierarquia de espaços e não obsolescência do projeto foram questões estruturantes. A casa teve que responder as diretrizes da vida atual, contemplando mudanças em seu uso ao longo do tempo.
A ideia de continuidade espacial interior-exterior, por meio de conexões em níveis e alturas em todas as suas dimensões, era uma busca constante no projeto.
O conceito estrutural surgiu da ideia de liberar as empenas e concentrar todo o peso no centro. Por meio de uma grande viga de concreto armado que suporta em sua parte central uma divisória também concreto e em direção às extremidades possui dois perfis deslocados dos eixos, projetamos outra viga em balanço sobre ambas as empenas. Concentramos o "peso" no centro e a leveza no perímetro, acompanhando com esta decisão estrutural o caminho do perímetro da casa e seu esquema funcional. A casa é coberta por suas empenas e ao redor de seus pátios.
Tentamos reforçar o conceito de “experiência tectônica do espaço”, por meio do uso de materiais nobres e visíveis. A estrutura funciona não apenas como elementos de suporte e transmissão de carga, mas também configura as fachadas da casa. A exaltação dos elementos construtivos: estrutura, instalações e materiais, tem sua correlação na intenção de refletir a complexidade e a atemporalidade da arquitetura.